MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II


Outro tipo de concreto, é o concreto armado. Em relação a este tipo de concreto, analise as afirmações a seguir.

I) Chamamos de concreto armado à estrutura de concreto que possui em seu interior, armações feitas com barras de aço.

II) Estas armações são necessárias para atender à deficiência do concreto em resistir a esforços de tração (seu forte é a resistência à compressão) e são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo.

III As armaduras além de garantirem as resistências à tração e flexão, podem também aumentar a capacidade de carga à compressão.

IV) O projeto das estruturas de concreto armado é feito por engenheiros especializados no assunto, conhecidos também como calculistas. São eles quem determinam a resistência do concreto, a bitola do aço, o espaçamento entre as barras e a dimensão das peças que farão parte do projeto (sapatas, blocos, pilares, lajes, vigas, etc.). Um bom projeto deve considerar todas as variáveis possíveis e não só os preços unitários do aço e do concreto.

V) Utilizando-se uma resistência maior no concreto, por exemplo, pode-se reduzir o tamanho das peças, diminuindo o volume final de concreto, o tamanho das formas, o tempo de desforma, a quantidade de mão de obra, a velocidade da obra.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações I, III e V estão corretas
As afirmações II e V estão corretas
As afirmações I, II e III estão corretas
As afirmações I, IV e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas 

Em relação os tipos de vidros da construção civil, considere.

I) O componente básico do vidro de soda-cal é a sílica. Entretanto, os problemas de manufatura têm historicamente levado à introdução de outros materiais para facilitar a produção e melhorar a qualidade.

II) Considerando o número de materiais disponíveis e necessários para fabricar o vidro, pode-se constatar que o número de tipos de vidro que podem ser feitos é infinito, com composições e desempenhos muito variáveis.

III) Os vidros de soda-cal, são os vidros mais comuns, usados no vidro plano, lâmpadas, recipientes, etc. Significantemente, a família de soda-cal é a usada no desenvolvimento do processo “float”.

IV) Vidros de sílica fundida ou quartzo, incluem o único componente do vidro realmente importante, e é caracterizado por altas temperaturas de fusão e trabalho, um coeficiente de expansão térmica baixo (e assim resistência ao choque térmico), e alta resistência química. O seu alto ponto de fusão o torna caro e difícil de produzir como um vidro derretido primário. Os vidros dessa família são aplicados em laboratórios de alta tecnologia.

V) Os vidros de borossilicato são muito resistentes à corrosão química, e têm um coeficiente de expansão térmica baixo, um terço do coeficiente do vidro de soda-cal (ainda que seis vezes o da sílica fundida). Esta família de vidros tem uma enorme gama de usos: utensílios domésticos (Pyrex) e de laboratórios, lâmpadas e ainda é usado em vidros resistentes ao fogo aumentando a resistência ao impacto e baixando o coeficiente de expansão.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações I, IV e V estão corretas
As afirmações I, III e V estão corretas
As afirmações II e V estão corretas
As afirmações I, II e III estão corretas
Todas as afirmações estão corretas.

Como estudado e tendo o livro texto da disciplina de Materiais de Construção Civil II como referência, considere as afirmações sobre os tipos de vidros que podem ser usados na construção civil.

I) O vidro anti refletivo, usa a reflexão da luz golpeando perpendicularmente a superfície do vidro é de cerca de quatro por cento, e essa aumenta à medida em que o ângulo torna-se oblíquo. A necessidade de boa visão através de um vidro ininterrupta pela reflexão na superfície é usualmente requerida por vidros de gravuras. Existe, entretanto, muitas aplicações onde tal vista é uma vantagem, ou essencial como em lentes e óptica.

II) O vidro temperado é conhecido como endurecido, ou temperado, e é uma das duas maneiras geralmente usadas para melhorar a resistência do vidro, ao mesmo tempo alterando as suas características de quebra. Os termos diferem nas diferentes partes do mundo, mas uma distinção é geralmente feita entre o temperado (totalmente temperado) e o semi-temperado. O temperado é necessário para dar uma força genuína ao produto; o semi-temperado é usado para aumentar a resistência ao esforço térmico. O processo de temperamento envolve o aquecimento e rápido apagamento do vidro. A temperatura atingida é em torno de 150ºC acima da temperatura de transformação, e o vidro é assim plástico. O arrefecimento da superfície a solidifica, enquanto o interior do vidro ainda está esfriando-se e contraindo-se. A medida em que o interior continua a contrair, ele coloca a zona superficial em compressão, e é estendido em tensão. Num material típico 60% da parte interior está em tensão, e a parte superficial, correspondendo a 20% em cada lado está em compressão.

III) O vidro temperado é produzido com a característica de que quando quebrado fragmenta-se em pequenos pedaços, comparativamente seguro, sem bordas pontiagudas

IV) Os vidros laminados estendem-se desde simples vidros de segurança até complexos sistemas multicamadas e na combinação de vidros e plásticos, constituem um grupo de vidros extremamente importante. O princípio básico por trás do uso do vidro laminado é a combinação do vidro rígido e durável mas quebradiço, com as propriedades elásticas do plástico. A chave para o sucesso é a adesão, e a técnica de manufatura convencional envolve o uso de uma folha de polivinil butiral (PVB).

V) Tais vidros laminados apresentam vantagens sobre o uso do vidro plano sozinho, e uma delas é a segurança. O vidro numa vidraça quebrada permanecerá aderido à camada de PVB, minimizando o risco de danos e ferimentos;

Quanto às afirmações acima:


As afirmações I e V estão corretas;
As afirmações I e IV estão corretas;
As afirmações II e V estão corretas;
As afirmações II e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.

Vários são os fatores que influenciam na resistência mecânica do concreto, dentre os quais alguns se destacam conforme o livro texto da disciplina de Materiais de Construção II. Considere.

I) Fator água/cimento, idade, forma e granulometria dos agregados, tipo de cimento, condições de cura.

II) Consistência, coesão, agentes agressivos, condições de cura.

III) Salinidade, sulfatos, fator água/cimento, tipos de cimento.

IV) Fator água/cimento, idade, salinidade, argilas nos agregados.

V) Consistência, fator água/cimento, idade, condições de cura, cloretos.

Em relação às afirmações acima:


As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações I, II, III, IV estão corretas.
As afirmações II, III e V estão corretas.

Existem alguns tipos de impurezas presentes nas águas. Considere sobre tais impurezas.

I) Substância em suspensão, cita-se o silte e a argila que se evidenciam através da turbidez da água.

II) Nas argilas observa-se que uma mínima quantidade dessa partícula até mesmo bem esparramada em dimensões extremamente finas com diâmetros inferiores a 2 micrometros.

III) Partículas de silte ou de argilas por serem muito finas apresentam alto grau de reatividade eletrostática, sendo atraídas ao redor da superfície dos agregados fechando com isso os poros existentes na pasta do cimento.

IV) Quanto mais fina forem as partículas, mais suspensas elas ficam devido a sua baixa densidade específica, deixando a água turva.

V) Quanto mais fina forem as partículas, menos suspensas elas ficam devido a sua alta densidade específica, deixando a água mais limpa.

Quanto às afirmações acima:


I, II, III e IV estão corretas; 
I, II e III estão corretas;
II, III e V estão corretas;
Todas estão corretas.
I e II estão corretas;

Um dos tipos de aditivos mais recentes e inovador, são os aditivos superplastificantes e em relação a eles, considere as afirmações.

I) Os aditivos do tipo superplastificantes (SP) também são redutores de água.

II) os superplastificantes tem um poder de ação maior que os plastificantes e com isso podem reduzir mais a quantidade de água de amassamento nas argamassas e concretos.

III) Os superplastificantes são utilizados para produzir concretos de alta resistência e concretos auto adensáveis, utilizando como “fluidificantes”

IV) Estes superplastificantes são à base de formaldeído-sulfonado ou de naftaleno com inclusão de um copolímero.

V) Com o contato a estes produtos químicos, as partículas do cimento se dispersam mais facilmente, tornando-as carregadas negativamente, acontecendo uma repulsão eletrostática, o que faz com que o concreto diminua sua tensão superficial e melhora sua trabalhabilidade, de forma a ficar mais fluído.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações II e III estão corretas;
As afirmações II e V estão corretas;
As afirmações I e IV estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.

Em relação aos agentes tensoativos presentes nos aditivos do tipo plastificante, por exemplo, analise as afirmações quanto ao seu mecanismo de ação.

I) São moléculas com extremidades laterais com cargas negativas

II) Um dos lados adere aos grãos de cimento (superfície positiva).

III) O lado com carga negativa fica exposto.

IV) A repulsão elétrica entre as cargas negativas afasta os grãos de cimento cobertos pelo aditivo facilitando a trabalhabilidade, pois reduz o atrito entre as partículas de cimento.

V) A repulsão elétrica entre as cargas negativas afasta os grãos de cimento cobertos pelo aditivo facilitando a trabalhabilidade, pois aumenta o atrito entre as partículas de cimento.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações I, II, III e IV estão corretas; 
Apenas a afirmação I está correta;
As afirmações I, II e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II, III e V estão corretas;

Assinale a alternativa que contém as funções primárias das juntas de argamassa em uma parede de alvenaria:

I.  Aderir solidamente os elementos de alvenaria e ajuda-las a resistir aos esforços laterais.

II. Distribuir igualmente as cargas atuantes na parede por toda a área resistente dos componentes de alvenaria.

III. Absorver as deformações naturais a que a alvenaria estiver sujeita.

IV. Selar as juntas contra a penetração de água e chuva.


Apenas III e IV
I, II, III e IV
Apenas II e IV
Apenas I, II e IV
Apenas II, III e IV

A camada de revestimento executada para cobrir e regularizar a base, propiciando uma superfície que permita receber outra camada de reboco ou decorativo é:


Reboco interno
Emboço
Reboco externo
Chapisco
Camada única

Nas obras de construção civil é comum encarar a concretagem como sendo a etapa final de um ciclo. Assim, considere as afirmações.

I) Considera-se um ciclo de concretagem constituído da execução das fôrmas, armaduras, lançamento, adensamento e por fim cura do concreto.

II) Devem ser considerados alguns cuidados na fase de concretagem como dimensionar antecipadamente o volume do concreto (calculando direto das fôrmas), o início e intervalos das cargas para manter o ritmo na entrega do concreto.

III) Devem ser considerados alguns cuidados na fase de concretagem como dimensionar a equipe envolvida nas operações de lançamento, adensamento e cura do concreto.

IV) Devem ser considerados alguns cuidados na fase de concretagem como prever interrupções nos pontos de descontinuidade das fôrmas como: juntas de concretagem previstas e encontros de pilares, paredes com vigas ou lajes etc.;

V) Devem ser considerados alguns cuidados na fase de concretagem como especificar a forma de lançamento: convencional ou bombeado, com lança, caçamba etc.

Em relação às afirmações acima:


Apenas a afirmação V está correta


Todas as afirmações estão corretas 


As afirmações I, II e IV estão corretas


As afirmações I, III, IV e V estão corretas


Apenas a afirmação I está correta

Páginas: 1234567